Após interrupção de cessar-fogo, coordenador da ONU pede compromisso

Ouvir /

Representante da ONU, Robert Serry, foi informado por autoridades israelenses sobre incidente na Faixa de Gaza; de acordo com relatos não-confirmados pelas Nações Unidas, dois soldados israelenses foram mortos além de vários palestinos.

Violação do cessar-fogo em Gaza. Foto: ONU/Shareef Sarhan

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York*

O coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, foi informado por autoridades israelenses de um "sério incidente" na manhã desta sexta-feira.

O caso ocorreu após o início do cessar-fogo humanitário às 8 da manhã, hora local. Pelos relatos, dois soldados israelenses teriam sido mortos assim como vários palestinos. O incidente ocorreu num túnel atrás das linhas das Forças de Defesa de Israel, na área de Rafah, na Faixa de Gaza. 

Relatos

Segundo Serry, as Nações Unidas "não têm como confirmar estes relatos  de forma independente". No entanto, se confirmados, isto "constituíria uma séria violação do cessar-fogo humanitário e deve ser condenado "nos mais fortes termos".

O representante da ONU pediu aos grupos palestinos para "reafirmar seu compromisso com o cessar-fogo humanitário". Ele está "profundamente preocupado" com as "sérias consequências" no local que possam surgir como resultado deste incidente.

Em comunicado, Serry disse ainda que vai continuar seus esforços para conter a violência e o risco de uma nova escalada.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Leia mais:

Ban e Kerry anunciam cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930