Agências ampliam trabalhos para ajudar desalojados no Iraque

Ouvir /

Segundo agência humanitária Ocha, mais de 16,5 mil pessoas foram para Dohuk, ao norte, desde o começo do mês; campo de refugiados tem 1,2 mil famílias sem assistência médica ou acesso a banheiros.

Crianças deslocadas com funcionária da OMS. Foto: OMS Iraque

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Desde 4 de agosto, a Organização Internacional para Migrações transportou mais de 16,5 mil deslocados internos para diferentes destinos na província de Dohuk, norte do Iraque.

Nesta segunda-feira, o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, divulgou uma atualização das operações no país. Segundo o Ocha, mais de 1,2 mil famílias estão vivendo em tendas no campo de Warqa Dalal, sem assistência médica nem banheiros.

Comida

Os civis precisam, com urgência, de água, roupas, comida, leite e medicamentos.

Em Nova York, o porta-voz do secretário-geral explicou que a Agência da ONU para Refugiados, em coordenação com o governo autônomo do Curdistão, está fornecendo abrigo para pelo menos 60 mil pessoas.

Segundo Stephane Dujarric, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, dobrou o número de cozinhas que agora operam em Dohuk. Até o momento, foram oferecidas 2,5 milhões de refeições.

Síria

O porta-voz destacou que a situação em Amirli, no sul de Erbil, está piorando rapidamente, com quase 20 mil pessoas sitiadas, a maioria turcomanos xiitas.

As autoridades do Iraque pediram a assistência da Missão da ONU no país, Unami, para fornecer ajuda humanitária. A organização estuda como levar comida aos civis em Amirli, em meio à insegurança.

Outra preocupação é com refugiados iraquianos que estão seguindo para Síria. O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, disse que milhares de crianças estão entre cerca de 12 mil iraquianos que cruzaram a fronteira entre os dois países e agora estão abrigados num campo na Síria.

Leia também:

Conselho de Segurança decide aplicar sanções contra grupo Estado Islâmico

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031