Acnur lança projeto de energia que vai salvar árvores no Níger

Ouvir /

Iniciativa irá fornecer gás nos campos para refugiados na região de Abala; medida beneficiará 2,6 mil famílias.

Refugiadas no Níger beneficiam com a iniciativa. Foto: Acnur

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova Iorque.*

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, lançou um projeto para fornecimento de energia e que ao mesmo tempo ajudará a salvar árvores no Níger.

A iniciativa vai fornecer gás nos campos para refugiados na região de Abala, e aproximadamente 2,6 mil famílias estão a ser beneficiadas.

Objetivo

O objetivo do Acnur é empoderar os refugiados e proteger o meio ambiente. Como resultado, as famílias que vivem na área não vão precisar mais de procurar madeira ou cortar árvores para utilizar fogões.

Uma refugiada do Mali que vive num dos campos do Acnur com os seus três filhos afirmou que "o projeto para fornecimento de gás é inestimável".

Ela contou que passava até três horas à procura de madeira para cozinhar e sem falar no risco de ser atacada quando estava na floresta.

Atualmente, a refugiada diz que ganha mais de US$ 2 por dia através de seu trabalho. Ela afirmou que antes do fornecimento de gás, tinha que vender parte da ração de comida para comprar madeira.

Mobilizar

Mas com o projeto, a refugiada disse que pode "poupar algum dinheiro, comprar mercadorias e abrir o seu pequeno negócio". Ela declarou que agora não depende mais de ajuda para sustentar os filhos.

O projeto do Acnur é o primeiro do tipo lançado no Níger e conta com a parceria de empresas do setor de energia.

A agência da ONU espera agora mobilizar outros parceiros, como a França e a Comissão Europeia para ajudar a ampliar o fornecimento de gás a outros campos de refugiados.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031