Voo MH17: Conselho de Segurança quer investigação internacional

Ouvir /

Reunião do órgão, na tarde desta segunda-feira, exige dos grupos armados acesso irrestrito ao local do acidente; resolução foi adotada por unanimidade e condena queda do avião da Malásia Airlines.

Conselho de Segurança fez um minuto de silêncio em memória às vítimas. Foto: ONU/Loey Felipe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.* 

O Conselho de Segurança quer uma investigação internacional sobre a queda do avião da Malásia Airlines, ocorrida na quinta-feira, no leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia.

Todas as 298 pessoas a bordo morreram no acidente. Na tarde desta segunda-feira, o Conselho adotou uma resolução condenando a derrubada da aeronave e pedindo uma "investigação completa, profunda e independente".

Resposta

O órgão exige que grupos armados permitam acesso irrestrito ao local da queda do avião e garantam que sua integridade seja mantida. O documento, proposto pela Austrália, foi adotado por unanimidade.

Na reunião, a ministra das Relações Exteriores do país, Julie Bishop, afirmou que a resolução era uma "resposta inequívoca da comunidade internacional para um ato absolutamente deplorável", segundo ela.

Vítimas 

A ministra australiana disse que justiça e respostas são necessárias e que a comunidade internacional deve às vítimas e suas famílias determinar o que aconteceu exatamente e quem foram os responsáveis.

A resolução também pede respeito digno e profissional no tratamento e na recuperação dos corpos das vítimas. O Conselho de Segurança exige dos grupos armados que controlam a região do acidente que não destruam nem retiram do local equipamentos, destroços do avião nem itens pessoais.

O documento pede ainda o fim de todas as atividades militares na área, garantindo assim a segurança da investigação internacional.

Aos autores do acidente, o órgão demanda que sejam responsabilizados e que todos os países cooperem com esforços neste sentido.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031