UIT e ONU Mulheres lançam prémio global para igualdade de género

Ouvir /

Objetivo é reconhecer contributos significativos para aumentar o potencial das tecnologias da informação e da comunicação; serão escolhidos sete vencedores de governos, setor privado e sociedade civil.

Foto: Banco Mundial/Simone D. McCourtie

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

Duas agências da ONU lançam em parceria um novo prémio para reconhecer contributos de homens e mulheres para aumentar o potencial das Tecnologias da Informação e da Comunicação, TICs, na promoção da igualdade de género.

A União Internacional das Telecomunicações, UIT, e a ONU Mulheres anunciaram a novidade esta segunda-feira. O prémio "Gem-Tech" será distribuído a sete vencedores de governos, setor privado, meio académico e sociedade civil.

Celebração

A cerimónia de entrega será em Busan, na Coreia do Sul, entre o fim de outubro e início de novembro. Os vencedores viajarão ao país asiático para receber o prémio e participar da celebração global que irá promover o poder das TICs.

Os interessados podem enviar as suas candidaturas online até 5 de setembro  e são particularmente encorajados trabalhadores do setor da tecnologia da informação e da comunicação.

Desvantagem

Segundo a UIT e a ONU Mulheres, a iniciativa chega após dados apresentados por grandes empresas, como Google, Facebook, Yahoo e LinkedIn, que revelam haver menos de 20% de mulheres empregadas no setor da tecnologia.

Para o diretor da UIT, Hamadoun Touré, as TICs são a principal ferramenta para fazer diferença na vida das mulheres e construir um mundo mais equilibrado para todos.

Futuro

Por seu lado, a chefe da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, disse que as TICs podem transformar a vida de meninas e de mulheres, fornecendo meios para seu empoderamento e exercício dos seus direitos.

A UIT calcula que nos próximos 10 anos, faltem 2 milhões de empregos no setor. Por isso, meninas e jovens mulheres que aprenderem códigos, como desenvolver aplicativos de telemóveis e ciências da computação, terão vantagem sobre colegas sem formação na área.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031