Tensão entre israelenses e palestinos merece "contenção máxima"

Ouvir /

Apelo do coordenador especial da ONU para o Oriente Médio é feito após terem sido encontrados os corpos de três adolescentes de Israel; Robert Serry pede que responsáveis sejam levados à justiça.

Robert Serry. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

As Nações Unidas estão pedindo a israelenses e palestinos para exercer contenção máxima e prevenir o aumento das tensões na região. O apelo é feito após terem sido encontrados na Cisjordânia os corpos de três adolescentes de Israel que estavam desaparecidos.

O coordenador especial da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, pede aos dois lados que evitem ações que piorem a atmosfera "já tensa". Nesta terça-feira, o representante destacou que os responsáveis precisam ser levados à julgamento e que "qualquer apoio ao terror ou à violência deve ser rejeitado".

Ataques

Serry afirmou estar muito perturbado com declarações do grupo Hamas, sugerindo apoiar a ação. Ele também condenou o assassinato dos jovens. Na segunda-feira, após os corpos serem encontrados, o secretário-geral Ban Ki-moon condenou o crime.

Agências de notícias citam aumento das tensões desde que as tropas de Israel encontraram as vítimas. O governo israelense teria culpado o Hamas pelos assassinatos e houve bombardeios tanto do lado palestino quanto do lado israelense.

O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, também reagiu às mortes dos três jovens, afirmando que o ato de violência é um "lembrete trágico e terrível" do ódio sem sentido colocado sobre crianças israelenses e palestinas.

O escritório da ONU para os Direitos Humanos afirma que um adolescente palestino foi assassinado por forças israelenses na madrugada, levando para a sete o número de palestinos mortos na região desde 12 de junho.

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031