Secretário-geral visita Haiti para promover saúde e combate à pobreza

Ouvir /

Chefe das Nações Unidas inicia viagem à ilha na tarde desta segunda-feira para lançar campanha "Saneamento Básico Total"; ele deve se reunir com primeiro-ministro e presidente haitianos além de outras autoridades antes de embarcar para a República Dominicana.

Cidade de Hinche, no Haiti. Foto: Minustah

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas visita esta segunda-feira o Haiti para lançar uma campanha de saneamento básico no país.

Ban Ki-moon deve se reunir ainda com integrantes do governo e conhecer projetos de redução de pobreza que contam com o apoio da comunidade internacional.

Campanha

O chefe da ONU está sendo recebido pelo primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamothe. O objetivo da campanha é aumentar ações para promover saneamento básico e higiene em áreas rurais do país caribenho.

Antes da visita, as tropas de paz das Nações Unidas no Haiti, Minustah, ajudaram a reparar estradas no centro do país. O comandante das forças, o general brasileiro José Luiz Jaborandy Júnior, falou sobre a operação.

"Ele vai visitar hoje uma localidade chamada Los Palmas, próximo à cidade de Hinche. (…) A nossa engenharia está lá reparando este trecho. Ele vai se deslocar de helicóptero, mas como existe uma necessidade logística, a parte de pessoal, de material, e da própria população que quer assistir ao evento, a nossa engenharia está empregada para reparar trechos desta estrada entre Hinche e Los Palmas."

Educação e Informação

Após o lançamento da campanha no centro do país, Ban se reúne com representantes da comunidade e famílias haitianas afetadas pelo cólera. A doença atingiu a ilha em outubro de 2010 e matou mais de 8,5 mil pessoas.

Desde o início do surto, a ONU lançou programas de apoio ao governo haitiano para combater a doença.

Dois anos depois, o secretário-geral iniciou uma campanha de erradicação no Haiti e na República Dominicana com ações de prevenção e tratamento, além de educação e informação, assim como projetos de infraestrutura de longo prazo.

Comitê Olímpico

Durante sua passagem pela capital Porto Príncipe, o chefe da ONU terá um encontro com o presidente Michel Martelly, além de parlamentares.

Ban também está lançando a campanha "Esportes para Esperança", que conta com a participação do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Na próxima parada da sua viagem oficial, ele visitará na República Dominicana um projeto de combate à pobreza que atende aos grupos mais carentes do país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031