Representante na Somália saúda acordo para nova administração regional

Ouvir /

Nicholas Kay diz ser primeiro passo num processo de formação estatal na zona central do país; enviado da ONU ressalta objetivo de formar uma nação mais forte, unida e pacífica. 

Nicholas Kay. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante especial do secretário-geral na Somália, Nicholas Kay, saudou esta quarta-feira o acordo para formar uma administração regional no centro do país. 

Sob a liderança do governo federal, representantes da região assinaram um documento onde comprometem-se a trabalhar em conjunto rumo ao estabelecimento de uma nova administração na zona central da Somália.

Processo

A cerimônia de assinatura teve como testemunhas enviados e representantes da União Africana, da União Europeia, da Autoridade Intergovernamental sobre Desenvolvimento e das Nações Unidas.

Para Nicholas Kay, este é apenas o "primeiro passo num processo para a formação estatal no centro da Somália". O enviado de Ban Ki-moon diz ser um sinal dos progressos do país, na tentativa de alcançar os objetivos estabelecidos na Constituição Federal Provisória.

Desafios

Kay destaca que o "processo de federalismo tem a meta de construir uma Somália mais forte, mais unida e pacífica". Entretanto, o representante diz que a formação de uma administração na zona central não irá ocorrer sem desafios.

Mas Kay sugere consultas, diálogo e negociações envolvendo a todos, em especial as mulheres. O enviado refere ser "vital que a criação da administração regional seja feita de maneira a proteger os interesses das administrações emergentes e das já existentes".

Segundo Nicholas Kay, como testemunha da assinatura do acordo, as Nações Unidas estão comprometidas a apoiar o governo federal somali nos esforços de construção da paz.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031