ONU faz reunião de emergência sobre situação na Ucrânia

Ouvir /

Queda do avião da Malásia Airlines deve ser o principal tema da reunião, marcada para a tarde desta segunda-feira; Icao irá atender solicitação do governo ucraniano e enviar especialistas para o local do acidente.

Encontro deve abordar queda de avião da Malásia Airlines. Foto: Icao

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança realiza às 3 da tarde, horário local em Nova York, uma reunião sobre a situação na Ucrânia. O encontro deve abordar a queda do avião da Malásia Airlines, ocorrida na quinta-feira.

O voo MH17 seguia de Amsterdã, na Holanda, para Kuala Lumpur, com 298 pessoas a bordo. O avião caiu no leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, e ninguém sobreviveu.

Pedido

A Organização Internacional da Aviação Civil, Icao, vai enviar uma equipe de especialistas para ajudar na investigação do acidente envolvendo o voo MH17. O pedido de ajuda foi feito oficialmente pelo governo da Ucrânia na sexta-feira.

A Icao explica que o artigo 26 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional prevê que neste caso, a Ucrânia comande as investigações sobre o MH17, já que a queda ocorreu no país.

Nacionais

Segundo a agência, o anexo 13 da Convenção traz todos os requisitos para investigação de acidentes aéreos, especificando quais países podem participar dos trabalhos.

Nações com interesse especial no caso, devido à morte de seus cidadãos, por exemplo, podem enviar especialistas ao local do acidente e ter acesso a informações relevantes sobre a investigação, de acordo com a agência.

O presidente do Conselho da Icao, Olumuyiwa Benard Aliu, condenou, nos termos mais fortes, "o uso de armas contra a aviação civil internacional". Segundo ele, a "ação trágica contra passageiros e tripulantes da Malásia Airlines é totalmente incompatível com os princípios da Convenção da Icao".

Logo após o acidente, surgiram relatos de que um míssil poderia ter derrubado o avião, o que ainda não foi totalmente confirmado pelas investigações.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031