Ocha: "Continuam ataques e abusos de direitos humanos contra civis sírios"

Ouvir /

Declaração foi feita pela chefe da agência humanitária da ONU, Valerie Amos, em pronunciamento no Conselho de Segurança; ela citou também ataques contra instalações médicas e de fornecimento de água e eletricidade.

ONU/Paulo Filgueiras

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova York.

A chefe do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, Valerie Amos, afirmou que os ataques contra civis sírios e os abusos dos direitos humanos continuam numa clara violação da lei internacional.

Amos fez a declaração em pronunciamento esta quarta-feira no Conselho de Segurança da ONU.

Acesso Humanitário

Ela informou aos membros do órgão sobre a situação de milhões de pessoas desesperadas em busca de ajuda e proteção. Amos falou ainda sobre o progresso na implementação das resoluções 2139 e 2165 que dizem respeito ao acesso humanitário na Síria.

A chefe do Ocha disse também que os ataques contra instalações médicas do país estão no nível mais alto desde 2012. As operações contra serviços essenciais em Alepo, por exemplo, interromperam o fornecimento de água e eletricidade.

Amos declarou que quase 1 milhão de pessoas não tem acesso à água potável numa região em que a temperatura chega a 50º Celsius.

Acesso Humanitário

As entregas de suprimentos humanitários em áreas de difícil acesso diminuíram mais uma vez neste mês, principalmente por causa da centralização do processo do governo para aprovar a entrada nessas regiões.

Ela disse que os grupos de oposição também estão impedindo o acesso humanitário, especialmente no leste do país.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, conseguiu enviar comida para 3 milhões de pessoas e remédios para 2,1 milhões neste mês.

Valerie Amos afirmou que todas as partes envolvidas no conflito sírio devem cumprir com suas obrigações de proteger os civis e obedecer os princípios da lei humanitária.

A chefe do Ocha declarou que a ONU e seus parceiros estão prontos para trabalhar com todos os envolvidos na crise para garantir que os civis sírios recebam a ajuda que tanto necessitam.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031