Maputo acolhe a Conferência sobre População e Desenvolvimento

Ouvir /

Participantes partilham experiências de países como África do Sul, Burundi e Moçambique; encontro tem apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa.

Foto: Rádio ONU

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Sob o lema "Dinâmicas de População e Desenvolvimento Socioeconómico de Moçambique, arrancou esta segunda-feira a Conferência sobre População e Desenvolvimento.

Falando sobre o evento, que decorre em Maputo, o ministro moçambicano da Saúde, Alexandre Manguele, lembrou que este decorre na semana comemorativa do Dia Mundial da População e da revisão da Agenda da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento aprovada em 1994, no Cairo, Egito.

Dinâmica

"Visa apelar a consciência dos decisores, fazedores de politica de desenvolvimento e outros intervenientes a todos níveis para importância da consideração dos elementos de dinâmica demográfica tais como a fecundidade, a migração a mortalidade no processo de planificação e desenvolvimento. Compreender as Dinâmicas de população torna-se cada vez mais importante onde a população mundial ultrapassa sete biliões de pessoas", destacou.

A diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a População para a região Oriental e Austral de África, Julitta Onabanjo, disse que o continente está a criar condições para equilibrar o crescimento económico com o populacional. 

Planeamento

Conforme a responsável, África continua a debater-se tentando equilibrar o seu crescimento económico com o seu crescimento populacional. Em sua opinião,  é importante é que se invista em como integrar melhor as variáveis e dinâmicas populacionais no processo de planeamento.

O objetivo seria observar as tendências da população na região e garantir que as abordagens setoriais e as estratégias de redução de pobreza incorporem essa informação para um planeamento atempado.

Em Maputo, a diretora regional do Unfpa visitou o mercado Delina, o centro de artistas Musart e a Escola Secundária Estrela Vermelha. No estabelecimento, a Associação Coalizão da Juventude Moçambicana realizam atividades de sensibilização na área de saúde sexual reprodutiva.

A responsável foi recebida pelo diretor da escola, Gilberto Reis, que revelou que “na escola, a maior parte dos nossos alunos são meninas.”

“Temos estado a trabalhar nesta área, sabido de antemão que nos anos passados tínhamos muitos problemas de gravidezes precoces, de crianças que deixavam de estudar, exatamente porque estavam grávidas. O que chamamos de casamento prematuro. Então, a visita da diretora regional da Unfpa ligada a esta área é sempre um alento", disse.

O Dia Mundial da População é assinalado a 11 de julho sob lema Investir nos Jovens é Construir um Capital Humano Produtivo. As atividades centrais em Moçambique terão lugar em Namialo, no distrito de Meconta, na província de Nampula, a mais populosa do país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031