Mais uma escola da ONU em Gaza é atacada durante a madrugada

Ouvir /

Chefe da Agência de Assistência a Refugiados Palestinos diz que forças israelenses foram avisadas 17 vezes sobre a presença de mais de 3,3 mil pessoas no local.

Foto: Unwra

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas condenaram mais um ataque a uma escola da organização em Gaza.

Em comunicado, o chefe da Agência de Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa, disse que o local abrigava cerca de 3,3 mil pessoas na hora do bombardeio.

Desgraça

Pierre Kraehenbuehl informou que entre as vítimas estão mulheres e crianças que morreram enquanto dormiam. O comissário-geral da Unrwa disse que o mundo está em desgraça.

A Unrwa ainda não tem o número exato de mortos, mas segundo agência de notícias, pelo menos 15 pessoas teriam morrido e dezenas ficaram feridas.

Kraehenbuehl informou que pelas avaliações preliminares, a escola foi atingida por artilharia israelense. Segundo ele, os refugiados estavam ali após terem sido instruídos pelo Exército de Israel a deixar suas casas.

Violação

Ele contou ainda que as Forças de Defesa Israelenses foram avisadas "17 vezes" sobre a presença de civis na Escola de Meninas Jabalia. Segundo o chefe da Unrwa, o último aviso foi dado às 8.50 da noite, horário local, e apenas algumas horas antes do ataque fatal.

A Unrwa condenou o bombardeio que chamou de "séria violação da lei internacional".

Pierre Kraehenbuehl afirmou que esta é a sexta vez que escolas da ONU são atacadas desde início do conflito entre israelenses e palestinos, há mais de três semanas. Ele lembrou que os abrigos da ONU estão superlotados. E que a situação agora já ultrapassou os limites de uma ação humanitária. Segundo ele, trata-se agora de prestação de contas. Pierre Kraehenbuehl pediu à comunidade internacional que tome providências políticas para acabar com o que chamou de uma "carnificina continuada".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930