Mais de 100 mil sul-sudaneses abrigados em instalações da ONU

Ouvir /

Missão da organização aponta para graves problemas sanitários e de saúde devido ao congestionamento; em Bentiu, 134 pessoas usam a mesma latrina.

Deslocados internos no Sudão do Sul. Foto: ONU/JC McIlwaine

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

Cerca de 100 deslocados internos procuraram proteção em 10 bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, Unmiss.

A informação foi dada, esta quinta-feira, em Juba, numa conferência de imprensa que abordou a proteção dos civis pela operação de paz.

Combates

Estima-se que milhares de pessoas tenham morrido devido à violência étnica que marcou o culminar do conflito. Os confrontos seguiram-se à disputa política entre o presidente, Salva Kiir, e o seu antigo adjunto Riek Machar. 

De acordo com a ONU, mais de 1 milhão de pessoas já fugiram das suas casas desde o início dos combates em dezembro passado.

A Unmiss disse que não previu o cenário atual e que as bases militares não estavam preparadas para abrigar o número de deslocados em período prolongado.

Congestionamento

Um dos principais desafios nos locais é a superlotação que cria graves problemas sanitários e de saúde. A situação é agravada pela estação das chuvas que inundam regularmente as áreas de proteção.

Para melhorar a situação, a missão contou que trabalha com parceiros humanitários para beneficiar os complexos, criar novos abrigos para descongestionar os atuais ou improvisar locais de proteção.

Desnutridos

Uma das grandes preocupações da operação de paz é com a área de Bentiu, que continua a registar mais chegadas. Na sua maioria, os deslocados apresentam-se desnutridos.

Para ilustrar a gravidade das condições de saneamento, a Unmiss  revelou que uma média de 134 pessoas usa a mesma latrina.

A missão lembrou que foi mandatada a garantir a segurança e a proteção de civis nas suas instalações. Em junho, o Conselho de Segurança encarregou a missão de proteger os civis sob ameaça de violência física, independentemente da sua fonte.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031