Lançado plano de recomendações para evitar desperdício alimentar

Ouvir /

Especialistas de painel da ONU indicam ações a governos, produtores e consumidores para tentar reduzir 1,3 mil milhão de toneladas de comida que é perdida todos os anos.

Foto: FAO/Giulio Napolitano

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Um painel de especialistas do Comité das Nações Unidas sobre Segurança Alimentar Mundial divulgou, esta quarta-feira, um relatório com recomendações para reduzir o desperdício de alimentos.

Segundo dados da ONU, 1,3 mil milhão de toneladas de comida são perdidas ou desperdiçadas por ano. O documento traz uma análise dos impactos e fornece um plano de ação para governos, empresas e consumidores.

Distribuição

A Rádio ONU entrevistou um dos especialistas que elaborou o relatório. Segundo Renato Maluf, problemas técnicos nas colheitas agrícolas, na manipulação ou no transporte resultam em perdas.

Do Rio de Janeiro, o especialista em segurança alimentar explicou que reduzir o desperdício pode ajudar a melhorar o acesso à comida.

"O relatório também faz um esclarescimento. Não quer dizer que os alimentos que não vão ser desperdiçados vão parar na barriga dos famintos. Não é porque os norte-americanos deixam de desperdiçar que um africano faminto terá comida. Claro que uma redução das perdas e do desperdício contribui indiretamente para maior estabilidade do mercado internacional e dos preços. Mas o problema da fome é um problema de acesso aos alimentos e obviamente, de capacidade de produção própria."

Consumidores

Renato Maluf ressalta ainda a necessidade de se promover ações educativas para os consumidores, sobre como manipular e aproveitar melhor os alimentos, além do papel de uma dieta saudável.

Validade

O professor defende uma legislação sobre as datas de validade impressas nas embalagens. De acordo com Maluf, a falta de clareza nessa informação pode induzir o consumidor a descartar produtos que ainda estão bons para o uso.

O Comitê da ONU sobre Segurança Alimentar Mundial é a principal plataforma internacional para discussões sobre o tema, com a participação de governos, agências das Nações Unidas e sociedade civil.

O painel de especialistas independentes fornece conhecimento técnico e científico ao comitê, além de fornecer recomendações para políticas públicas de nutrição e de segurança alimentar.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031