FAO estimula estudantes lusófonos a debater erradicação da fome

Ouvir /

Esta é uma das propostas da agência da ONU ao firmar parceria com a Universidade Aberta; protocolo de colaboração foi assinado em Lisboa, com vista a estreitar cooperação entre duas entidades.

Foto: FAO/D. Hayduk

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Foi firmado esta segunda-feira, em Lisboa, um memorando de entendimento entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, e a Universidade Aberta.

As duas instituições querem estreitar relações e segundo o diretor da FAO em Portugal, "criar condições para o trabalho em conjunto nas áreas de investigação, ensino e capacitação".

Mudança do Clima

Em entrevista à Rádio ONU, a partir da capital portuguesa, Hélder Muteia destaca que serão realizados debates e eventos académicos ligados ao desenvolvimento sustentável.

"Promover atividades, divulgação de temas ligados ao desenvolvimento, como segurança alimentar, demografia versus alimentação, a questão das mudanças climáticas, a questão da água, a alta volatilidade de preços, desperdício de alimentos, juventude na agricultura e também o papel da mulher na agricultura. E vamos conjuntamente promover a formação de novas mentalidades. Através da Universidade Aberta damos um passo extremamente importante nesta direção."

Futuro

Hélder Muteia explica que a FAO em Portugal e a Universidade Aberta querem começar a preparar a juventude para os desafios do futuro, em especial nos campos da agricultura e da alimentação.

As atividades serão em sua maior parte realizadas em Portugal, mas estudantes dos outros países de língua portuguesa também poderão participar, já que a Universidade Aberta é especializada no ensino superior à distância.

Segundo Hélder Muteia, de princípio estão planeadas duas atividades, ainda sem datas definidas.

A primeira uma sessão de debate em televisão, utilizando o espaço televisivo da Universidade Aberta. A outra é uma sessão de formação livre, ou seja, sem custos financeiros para os interessados, sobre temas ligados ao desenvolvimento e à sustentabilidade.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031