Em viagem à América Central, Ban discute direitos humanos e biodiversidade

Ouvir /

Na Costa Rica, ele visita à Corte Inter-Americana de Direitos Humanos, e na Nicarágua, visitou parque eólico; em sua primeira visita como chefe da ONU, Ban esteve com líderes dos dois países e discutiu assuntos como desenvolvimento sustentável.

Ban em visita ao parque eólico Camilo Ortega Saavedra. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York*

O secretário-geral da ONU está na Costa Rica, nesta quarta-feira, para uma visita de um dia ao país. Ele faz uma palestra na Corte Inter-Americana de Direitos Humanos, em San Jose, sobre desafios e oportunidades no século 21 para as Nações Unidas e o país.

Ban se encontra também com o presidente Luis Guillermo Solís, o ministro das Relações Exteriores, Manuel González Sanz, além de representantes de grupos indígenas.

Nicarágua

Nesta terça-feira, o secretário-geral esteve na Nicarágua em visita oficial para discutir como as Nações Unidas e o país podem trabalhar juntos para promover a paz e o desenvolvimento sustentável.

Ban se reuniu com o presidente Daniel Ortega e saudou a política energética "voltada para o futuro" do país. Segundo o chefe da ONU, "energia renovável é importante para promover desenvolvimento sustentável".

Ele disse ainda que as Nações Unidas estão trabalhando com os Estados-membros para "promover desenvolvimento sustentável e também para alcançar um acordo sobre mudanças climáticas até o ano que vem".

Parque Eólico

Durante a visita, Ban esteve também no parque eólico Camilo Ortega Saavedra, em Rivas.

Ele se disse "impressionado" com o local e mencionou que o projeto representa quase um quarto da capacidade do país de gerar este tipo de energia, e vai reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Ban afirmou ainda que o país tem um "vasto potencial de recursos de energia renovável".

Além dos esforços do país na área de desenvolvimento sustentável, ele mencionou que a Nicarágua tem tido papel vital para paz e desenvolvimento em diversas organizações regionais e globais.

Esta é a primeira visita oficial de Ban Ki-moon à Nicarágua e à Costa Rica como secretário-geral da ONU.

*Apresentação: Edgard Júnior.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031