Direito à educação está fora da realidade de muitas meninas e mulheres

Ouvir /

Alerta é da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos; Navi Pillay destaca que 35 milhões não conseguem atingir um nível de escolaridade desejável.

Foto: Unfpa/Michael Foley

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

Apesar do consenso internacional sobre a necessidade de eliminar a discriminação contra mulheres na área da educação, cerca de 35 milhões de garotas não conseguem atingir um nível educacional desejável.  

O alerta foi feito esta segunda-feira pela alta comissária da ONU para os Direitos Humanos. Navi Pillay indicou algumas causas, como "sistemas patriarcais e estereótipos de gênero perigosos", aliados à falta de poder socioeconômico.

Trabalhos Domésticos

Por esses e outros problemas, é negado a meninas e mulheres o direito à educação. Em Genebra, Pillay notou que esse fracasso viola o direito que elas têm enquanto seres humanos.

A alta comissária ressaltou que mais meninas do que meninos realizam trabalhos domésticos não-remunerados, incluindo cozinhar e limpar da casa.

Segundo Navi Pillay, as mulheres recebem menos do que homens e têm menor representação política, além de enfrentarem mais desigualdade doméstica e mais violência.

Desequilíbrio

Na opinião dela, o "desequilíbrio de poder" entre os sexos na esfera pública esconde o fato de que a educação não trata de forma significativa as necessidades das mulheres.

A principal preocupação da alta comissária é como garantir o direito à educação para meninas e mulheres. Pillay questionou se as instituições educacionais podem ajudar a eliminar estereótipos sobre papeis tradicionais de mulheres e de homens.

As declarações de Navi Pillay foram feitas na reunião da Cedaw, o Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra Mulheres.

*Com reportagem de Patrick Maigua, da Rádio ONU em Genebra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031