Conselho de Segurança faz nova sessão de emergência sobre Israel e Gaza

Ouvir /

Encontro foi convocado para o fim da noite de domingo em Nova York; secretário-geral está no Oriente Médio para discutir o tema; ele se reuniu com líderes no Catar e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Conselho de Segurança. Foto: ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança convocou uma reunião para o fim da noite de domingo com o objetivo de debater a situação da violência na Faixa de Gaza e em Israel.

Segundo agências de notícias, mais de 80 pessoas teriam morrido em Gaza, neste domingo. O número de soldados israelenses que perderam a vida nas operações pode chegar a 13, segundo o Exército de Israel.

Cessar-Fogo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está no Oriente Médio para discutir a situação da violência na região. Ele se reuniu com o líder do Catar, Emir Sheikh Tamin bin Hamad al-Thani, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas. Esta é a primeira parada de Ban na viagem oficial para ajudar a produzir um cessar-fogo.

Ele voltou a pedir o fim imediato da operação militar de Israel em Gaza e dos ataques com foguetes dos movimentos Hamas e Jihad Islâmica contra cidades israelenses. Ban disse ainda que todos os lados têm que respeitar as leis humanitárias internacionais colocando um fim à violência.

Instalações

Este domingo foi considerado o dia mais sangrento das duas semanas de ofensiva. A Agência da Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa, informa que mais de 81 mil pessoas tiveram que fugir de suas casas por causa dos combates. Elas estão refugiadas em cerca de 60 instalações da ONU em Gaza.

Após deixar o Catar, Ban deve visitar Kwait, Egito, Jerusalém e Ramallah, na Cisjordânia, além de Amã.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031