Conselho de Direitos Humanos da ONU fará sessão especial sobre Gaza

Ouvir /

Encontro será nesta quarta-feira; Unrwa diz que número de deslocados chegando à agência pode chegar a 100 mil pessoas; secretário-geral está no Oriente Médio para expressar solidariedade e ajudar a promover cessar-fogo.

Suprimentos foram enviados a famílias deslocadas em Gaza. Foto: Unrwa

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, informou que o número de deslocados pelo conflito em Gaza pode chegar, em breve, a 100 mil pessoas.

Em resposta, agências humanitárias estão enviando suprimentos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, por via aérea.

Voo

Uma aeronave contendo 45 mil colchões, 10 mil cobertores e 220 kits de higiene para famílias deslocadas já aterrissou no Aeroporto de Amã, na Jordânia, nesta segunda-feira.

O comissário-geral da Unrwa, Pierre Krähenbühl, agradeceu o que chamou de "resposta generosa" de Dubai e outros integrantes da Cidade Humanitária Internacional, IHC, ao pedido de auxílio da agência.

Outros vôos estão previstos para chegar a Amã, de onde a Unrwa levará a ajuda para distribuição em Gaza.

Coordenação

Em menos de 24 horas, várias organizações incluindo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, o Unicef, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, entre outras, planejaram conjuntamente a logística para a entrega de ajuda.

A situação dos civis na região será o tema de uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos nesta quarta-feira, 23 de julho. O encontro foi pedido pelo Egito e pelo Paquistão com apoio de 15 países do grupo.

Segundo a Unrwa, mais de 81 mil palestinos estão refugiados em 61 abrigos da ONU em Gaza. Ainda de acordo com a entidade, estas localidades têm capacidade máxima para 50 mil pessoas.

Na semana passada, a Unrwa lançou um apelo de US$ 60 milhões para lidar com a emergência em Gaza nos próximos seis meses. A quantia equivale a mais de R$ 13 milhões.

Conselho de Segurança

No domingo, o Conselho de Segurança da ONU pediu um cessar-fogo imediato entre Israel e militantes palestinos em Gaza.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, está no Oriente Médio em uma viagem que tem como objetivo demonstrar solidariedade a israelenses e palestinos e ajudar a produzir o fim do conflito.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031