Brasil vai debater nas Nações Unidas papel da mulher na reconstrução da paz

Ouvir /

Informação foi dada à Rádio ONU pelo embaixador Antonio Patriota após reunião no Conselho de Segurança da Comissão de Consolidação da Paz; grupo apresentou relatório ao órgão nesta terça-feira.

Foto: ONU/Marie Frechon

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

A Comissão da ONU de Consolidação da Paz apresentou nesta terça-feira um relatório ao Conselho de Segurança sobre as atividades do grupo no ano passado.

O presidente da Comissão é o embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Antonio Patriota.

Mulheres

Após a reunião, Patriota falou à Rádio ONU sobre a importância da mulher na reconstrução da paz em sociedades pós-conflito. O embaixador anunciou ainda a intenção de organizar um debate sobre o tema em setembro em cooperação com a ONU.

"Queria também salientar muitas intervenções hoje, eu diria que há uma unanimidade em relação a isso. Salientam o papel da mulher na reconstrução da paz. E eu devo organizar aqui junto com o Escritório de Apoio à Construção da Paz das Nações Unidas em 3 de setembro um debate em torno desse tema, realçando a importância da mulher nas sociedades que procuram cicatrizar suas feridas após o conflito."

Guiné-Bissau

Entre outros assuntos, o embaixador do Brasil falou também sobre a Guiné-Bissau. Antonio Patriota disse que houve avanços no país de língua portuguesa, em particular "a instalação no poder de novas autoridades legitimamente eleitas". Ele também anunciou que haverá uma reunião na ONU específica sobre o país nesta quarta-feira.

Patriota disse haver também uma "consciência nova de parte da comunidade internacional de que o acompanhamento de países pós-conflito deve ser feito a longo prazo".

O embaixador Antonio Patriota contou que "identificou um apoio unânime dos 15 membros do Conselho de Segurança ao trabalho da Comissão".

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031