Ban quer prestação de conta e justiça após ataque à escola da ONU

Ouvir /

Secretário-geral fez a declaração durante entrevista a jornalistas na Costa Rica; pelo menos 16 pessoas morreram no bombardeio à Escola de Meninas Jabalia na madrugada desta segunda-feira.

Jan Eliasson Foto: ONU/Loey Felipe

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou que o ataque a uma escola da organização em Gaza é "injustificável".

Ele fez a declaração durante uma visita oficial à Costa Rica, nesta quarta-feira. Ban contou que pelo menos 16 pessoas incluindo seis crianças morreram no bombardeio da Escola de Meninas Jabalia. Mais de 100 pessoas ficaram feridas.

Famílias

O chefe da ONU afirmou que os combates entre israelenses e palestinos já mataram cerca de 1,3 mil pessoas e feriram 6 mil.

Ban pediu prestação de contas e justiça para o caso. Ele lembrou que a escola está abrigando milhares de famílias palestinas.

O secretário-geral declarou que não existe nada mais "vergonhoso" que atacar crianças que estão dormindo.

Em Nova York, o vice-secretário-geral da organização, Jan Eliasson, reagiu à notícia do ataque.

Crianças

Eliasson explicou que a ONU alertou os militares israelenses várias vezes sobre a presença dos civis na escola. Segundo ele, os indícios até agora apontam para artilharia de Israel.

Já a representante de Ban Ki-moon para crianças em conflito emitiu uma nota dizendo que não existe mais lugares seguros para as crianças em Gaza após três semanas de confrontos. Leila Zerrougui disse que 25% dos mortos na Faixa de Gaza são menores.

Ainda na Costa Rica, o chefe das Nações Unidas pediu a Israel e a todas as partes do conflito que façam muito mais para garantir a segurança dos locais da ONU, de mulheres, crianças e famílias que estão buscando proteção.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031