Ban preocupado com escalada da violência entre Israel e Gaza

Ouvir /

Em nota, secretário-geral reagiu a relatos que forças israelenses teriam espalhado prospectos alertando dezenas de milhares de pessoas a evacuar a Faixa de Gaza em direção à Cidade de Gaza, na noite da segunda-feira.

Gaza. Foto: Arquivos Unrwa/Shareef Sarhan

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O chefe das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que está preocupado com relatos de que moradores da Faixa de Gaza foram alertados a sair do local na noite de segunda-feira.

A nota, emitida pelo porta-voz de Ban, indicava que as Forças de Defesa Israelenses teriam espalhado folhetos no norte da Faixa de Gaza aconselhando dezenas de milhares de moradores a evacuarem o local em direção à Cidade de Gaza.

Volume Extra

Para Ban, caso o relato seja verdadeiro, a medida terá um impacto humanitário arrasador sobre os civis palestinos.

Ele disse ainda que as agências da ONU não têm recursos no local para lidar com o volume extra de pessoas à procura de refúgio e ajuda.

Ban voltou a pedir a todos os lados que evitem escalar a violência. Ele condenou os ataques militares a Gaza e o lançamento de foguetes contra alvos israelenses além da construção de túneis de Gaza para Israel.

Funcionários da ONU

De acordo com agências de notícias, mais de 100 palestinos podem ter morrido na segunda-feira quando Israel intensificou os bombardeios contra Gaza. Com isso, o número de mortos ultrapassa agora 1,1 mil.

O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, disse que o conflito será longo.

O porta-voz da Agência de Assistência da ONU a Refugiados Palestinos, Unrwa, informou em sua conta no Twitter que mais que funcionários da entidade estão entre as vítimas fatais dos bombardeios.

Emissoras de Rádio e TV

A operação atingiu usinas de energia elétrica além de emissoras de rádio e TV do movimento islâmico Hamas, que controla Gaza.

Dados oficiais palestinos revelam que mais de 1150 pessoas morreram, a maioria civis. Já do lado israelense, o número de soldados subiu para 53 e o de civis alvejados por foguetes de Gaza para três.

Com medo da violência, mais moradores estão fugindo para as instalações da ONU. Ao todo, cerca de 80 delas estão abrigando 182 mil civis palestinos.

Leia mais sobre este tema:

No Egito, Ban Ki-moon afirma estar “irritado” e pede fim de assassinatos | Rádio das Nações Unidas

Ban Ki-Moon condena ataque a escola da ONU em Gaza | Rádio das Nações Unidas

Conselho de Segurança adota declaração presidencial sobre cessar-fogo | Rádio das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031