Ban Ki-moon "alarmado" com nova onda de violência no Oriente Médio

Ouvir /

Secretário-Geral menciona situação em Gaza, sul de Israel e Cisjordânia; para o chefe da ONU, este é o "teste mais crítico" enfrentado pela região nos últimos anos.

Ban Ki-moon

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.* 

Para o  secretário-geral das Nações Unidas, a onda de violência no Oriente Médio é um dos "testes mais críticos" enfrentados pela região nos últimos anos.

Ban Ki-moon declarou estar "alarmado" com a situação em Gaza, no sul de Israel, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Ele falou com jornalistas na sede da ONU, em Nova York, no fim da tarde desta quarta-feira.

Controle

O secretário-geral disse que Gaza está "sob o fio da navalha", com a piora da situação levando a uma "espiral descendente", que pode rapidamente escapar do controle.

Ban disse haver um risco real da violência aumentar e que Gaza, assim como toda a região, não pode arcar com outra guerra. Ele afirmou estar "profundamente preocupado" com múltiplos ataques lançados contra Israel a partir de Gaza.

Mortes

Ao mesmo tempo, Ban Ki-moon pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para exercer "contenção máxima" e respeitar as obrigações internacionais na proteção de civis. O chefe da ONU também condenou as mortes ocorridas em Gaza.

O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, foi elogiado por Ban "por defender o compromisso com a coordenação da segurança" e a estabilidade.

Diálogo

Durante a maior parte do dia, Ban Ki-moon teve conversas com líderes internacionais, incluindo Netanyahu, Abbas, o presidente do Egito, Abdul Fattah al-Sisi e o secretário de Estado americano, John Kerry.

Segundo  Ban, todos concordaram com a urgência da situação e a importância do retorno das negociações que levam a uma solução de dois Estados.

Na avaliação do secretário-geral, o momento deve ser de "justiça" e não de vingança e os responsáveis por assassinatos na região devem ser condenados.

Aos líderes israelenses e palestinos, Ban apelou ao fim dos ataques, além de enviar condolências aos dois lados pela morte de civis.

*Apresentação: Leda Letra.

Leia também: Líderes árabes pedem reunião de emergência no Conselho de Segurança

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031