Ban e Kerry anunciam cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza

Ouvir /

Nota sobre acordo foi lida pelo porta-voz de Ban Ki-moon, Stephane Dujarric; segundo secretário-geral da ONU e chefe da diplomacia americana, garantias de trégua foram dadas ao representante da ONU em Jerusalém, Robert Serry.

Stéphane Dujarric Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

Os lados em conflito na Faixa de Gaza e em Israel concordaram com um cessar-fogo de 72 horas. A informação foi dada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e pelo secretário de Estado americano, John Kerry.

A trégua começa às 8 da manhã, horário de Israel. De acordo com os dois líderes, as garantias do cessar-fogo foram dadas por israelenses e palestinos ao representante da ONU em Jerusalém, Robert Serry.

A Postos

A nota sobre o cessar-fogo foi lida pelo porta-voz de Ban, Stephane Dujarric, em Nova York. Ele disse que durante a trégua, as forças de segurança que estão em campo, continuarão a postos. A ONU pediu a todas as partes que mantenham a moderação até que o cessar-fogo humanitário comece, e que ambos os lados respeitem o acordo.

Dujarric afirmou que a pausa deverá ser usada para livrar civis inocentes da violência. Além disso, será levada ajuda humanitária aos palestinos, além de reabastecer estoques de alimentos. A pausa também servirá para tratar os feridos e enterrar os mortos. Autoridades esperam reparar serviços de água e energia destruídos durante os bombardeios.

Egito

Delegações palestinas e israelenses devem agora viajar ao Cairo para negociações com o governo do Egito para que um cessar-fogo duradouro possa ser alcançado.

Em quase quatro semanas de conflito, mais de 1,3 mil palestinos morreram e 6 mil ficaram feridos. Do lado israelense, foram mortos 56 soldados e dois civis além um cidadão tailandês. Dezenas de israelenses ficaram feridos com os ataques com foguetes e morteiros de Gaza contra Israel.

*Apresentação: Edgard Júnior

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031