Unesco pede a iraquianos que protejam Patrimônio Cultural

Ouvir /

Chefe da agência da ONU teme que locais sejam saqueados ou destruídos com nova onda de violência no país; Irina Bokova afirmou que eles "representam um testemunho único da humanidade e da origem da civilização".

Foto: Unesco

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, pediu aos iraquianos que protejam o Patrimônio Cultural do país.

Bokova teme que os locais históricos possam ser saqueados e destruídos com a nova onda de violência, como ocorreu há vários anos e também na Síria, mais recentemente.

Origem da Civilização 

Em declaração feita esta terça-feira em Genebra, Bokova pediu a população que se una na proteção do Patrimônio Cultural, que "representa um testemunho único da humanidade, da origem da civilização e da coexistência étnica e religiosa".

Segundo ela, as maiores ameaças a esses locais são o uso militar e como alvo de ataques, assim como o roubo e o tráfico ilegal de propriedades culturais.

Crime de Guerra

A chefe da Unesco pediu a todas as partes envolvidas nos conflitos no Iraque que evitem a destruição de qualquer Patrimônio Cultural, inclusive de locais religiosos.

Bokova afirmou que a destruição intencional dessas áreas é considerada crime de guerra e também um golpe contra a identidade e a história do povo iraquiano. Ela pediu que os responsáveis por esses atos sejam levados à justiça.

Eleições

O Supremo Tribunal Federal do Iraque certificou o resultado das eleições do dia 30 de abril.

Para o representante do secretário-geral da ONU para o Iraque, Nickolay Mladenov é imperativo que o novo Conselho de Parlamentares se reúna para assegurar a continuidade do processo político com base na Constituição.

Mladenov encorajou os líderes iraquianos a chegarem a um acordo sobre um plano de segurança nacional para lidar com a ameaça terrorista.

Além disso, ele quer que os políticos criem iniciativas políticas e sociais que recebam apoio de todas as regiões do país. O representante do secretário-geral disse que a ONU está pronta para ajudar nesse processo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031