Secretário-geral já está no Brasil para a abertura da Copa do Mundo

Ouvir /

Ban Ki-moon deve encontrar-se com a presidente Dilma Rousseff; agências da ONU lançam no país campanhas contra a violência a mulheres e de combate ao HIV durante os jogos.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU já chegou ao Brasil, onde acompanha a abertura da Copa do Mundo, em São Paulo. Ban Ki-moon deve ter um encontro com a presidente Dilma Rousseff, segundo o porta-voz dele.

Nesta semana, agências das Nações Unidas lançaram no Brasil duas campanhas que irão rodar as 12 cidades-sede do Mundial. Voluntários irão levar aos torcedores informações sobre o combate à violência contra as mulheres.

Mudança de Comportamento

Durante as festas da Fifa nas cidades onde há jogos da Copa, serão distribuídos adesivos da campanha "O Valente Não É Violento".

Com frases como: "Nem fiu-fiu e nem mão boba, com o Valente é jogo limpo" e "O Valente não usa a força, prefere correr para o abraço", a campanha quer "estimular a mudança de comportamentos machistas".

Segundo a ONU Mulheres, outra meta é enfatizar "a responsabilidade que os homens devem assumir na eliminação da violência contra mulheres e meninas".

Preservativos

As dicas serão passadas aos torcedores durante toda a Copa do Mundo em
Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Já o Programa da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, vai distribuir mais de 2 milhões de camisinhas nas cidades-sede da Copa, além de folhetos sobre prevenção do vírus.

Os torcedores poderão também fazer testes rápidos de HIV durante as Fan Fest da Fifa, espaços públicos com telões passando os jogos e com atrações musicais.

A ação do Unaids tem o apoio do Ministério da Saúde do Brasil e de governos locais. Além das 12 cidades, a campanha "Proteja o Gol" será realizada também em Aracaju, Porto Seguro, Ribeirão Preto e Santos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031