Representante de Ban diz que Afeganistão precisa de um estadista

Ouvir /

Jan Kubis fez a declaração em audiência ao Conselho de Segurança durante video conferência de Cabul; ele pediu aos líderes afegãos que aumentem os esforços para quebrar o impasse político no país.

Ján Kubiš Foto: Unama

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial do secretário-geral para o Afeganistão, Jan Kubis, afirmou que "o país precisa de um estadista". Segundo Kubis, é vital que os políticos afegãos evitem uma volta à desordem civil e à instabilidade.

Kubis fez a declaração ao Conselho de Segurança através de uma vídeo conferência, direto de Cabul. Ele afirmou que os líderes devem aumentar os esforços para quebrar o impasse político que surgiu depois das alegações de fraude no segundo turno das eleições presidenciais.

Fraude

Um dos candidatos, Abdullah Abdullah decidiu se retirar do processo eleitoral alegando fraude maciça por causa do alto comparecimento de eleitores em algumas partes do país.

O candidato rival, Ashraf Ghani, atribuiu a alta participação do eleitorado aos esforços de mobilização feitos pelos seus simpatizantes.

O impasse acontece durante as ações do grupo Talebã, que realizou 530 ataques somente no dia da votação, em 14 de junho.

União e Estabilidade

Kubis disse que "a forma pela qual os dois candidatos presidenciais e a liderança do país se comportarão será vital para a união e a estabilidade do Afeganistão".

Segundo o representante da ONU, os candidatos precisam se engajar mutuamente e com as instituições eleitorais para definir soluções. O objetivo é avançar com o processo com mais qualidade e credibilidade.

Kubis declarou que "como em qualquer eleição no mundo, ao final só haverá um vencedor". Ele pediu calma aos dois lados e também que evitem os discursos de ódio que possam causar divisões étnicas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031