Projeto no Monte Kilimanjaro é citado na FAO como modelo de sucesso

Ouvir /

Agência da ONU listou casos de adaptação inteligente da agricultura às mudanças climáticas em publicação especial; documento reforça necessidade de uma transição na forma como os alimentos são produzidos.

Agricultores na Tanzânia. Foto: FAO/D. Hayduk

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, afirmou que a luta dos agricultores para lidar com os efeitos da mudança climática pode causar uma renovação do setor rural.

Entre os projetos de sucesso, a agência da ONU cita uma iniciativa para revigorar o sistema de agrofloresta conhecido como Kihamba, no Monte Kilimanjaro, na Tanzânia. Mais de um milhão de pessoas tiram sua subsistência dessa região.

Segurança Alimentar

Um relatório da agência da ONU mostra histórias de sucesso na adaptação inteligente da agricultura aos efeitos da mudança do clima e reforça a necessidade de uma transição na forma como os alimentos são produzidos.

Segundo a FAO, se isso for feito não só ajudará a evitar novas crises de segurança alimentar, mas terá o potencial de renovar a economia e a agricultura nas regiões rurais onde a fome e a pobreza são mais prevalentes.

O documento cita que o aumento das temperaturas e dos eventos climáticos extremos vão ter um impacto direto e negativo nas colheitas, nas criações de animais, nas florestas e nas produções de pesca e aquicultura pelos próximos anos.

Novo Modelo

Nesse novo modelo de produção de alimentos, a FAO está promovendo três objetivos básicos: aumento da produtividade e da renda dos agricultores, ajudar as comunidades rurais no processo de adaptação e a se tornarem mais resistentes às mudanças do clima e reduzir ou eliminar as emissões de gases que causam o efeito estufa, quando possível.

Nos Andes peruanos, a FAO está promovendo a conservação de várias colheitas, como por exemplo, de milho, batata e quinoa. Os especialistas dizem que garantir uma ampla biodiversidade de safras e de animais será fundamental para adaptar a agricultura à mudança climática.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031