Pillay afirma que casos de tortura estão aumentando em vários países

Ouvir /

Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos documentou prática na Síria, Ucrânia e no Iraque; alerta foi dado para marcar Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, esta quinta-feira 26 de junho.

Casos de tortura aumentam. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, afirmou que a tortura está aumentando em vários países.

Segundo Pillay, o escritório dela documentou casos ocorridos em prisões e centros de detenção por milícias e outros grupos não oficiais.

Grupos de Oposição

Relatos mostram que a prática de tortura está sendo realizada por grupos de oposição na Ucrânia, Síria e no Iraque, incluindo o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

O alerta da alta comissária da ONU foi feito para marcar o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, esta quinta-feira, 26 de junho.

Pillay disse que 154 países ratificaram a Convenção da ONU Contra a  Tortura, mas muitos continuam tolerando a prática.

Ela afirmou que 41 nações se recusaram a ratificar o documento e várias continuam permitindo a prática ou o mau tratamento dos prisioneiros. Isso acontece de forma implícita ou regulada pela lei.

Delegacias

A representante da ONU declarou que todos os dias em delegacias de polícia ou centros de detenção, oficialmente ou de forma secreta, mulheres, homens e crianças são torturados.

Pillay explicou que existem milhares de vítimas e de locais espalhados por vários países onde esse tipo de prática ocorre, incluindo ditaduras, governos em transição e também em vários Estados com longa tradição democrática.

A alta comissária afirmou que a "tortura é um crime inequívoco". Segundo a Convenção Contra Tortura, a prática é proibida sob qualquer circunstância, sem exceção.

Ela explicou que todos os países são obrigados a investigar e julgar todas as alegações de tortura e de tratamento cruel, desumano ou degradante. Além disso, devem garantir de todas as formas que essas práticas não aconteçam.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031