ONU pronta para trabalhar com novo governo palestino

Ouvir /

Secretário-geral saudou o anúncio da formação do governo de consenso nacional que será comandado pelo primeiro-ministro Rami Hamdallah; Ban Ki-moon conta com participação construtiva da região e da comunidade internacional no apoio ao processo de paz entre israelenses e palestinos.

Rami Hamdallah. Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU anunciou que está pronta para trabalhar e ajudar o novo governo de consenso nacional palestino que será comandado pelo primeiro-ministro Rami Hamdallah.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, saudou a decisão anunciada nesta segunda-feira pelo presidente Mahmoud Abbas.

União

Em comunicado, Ban afirmou que as Nações Unidas ressaltam há muito tempo a necessidade para o progresso em relação à união palestina seguindo a linha de resoluções existentes.

O chefe da ONU citou ainda a renovação das garantias dadas por Abbas de que o novo governo continuará seguindo o compromisso de reconhecer o Estado de Israel e de aderir aos acordos prévios de não-violência.

Ban afirmou que a OLP continuará responsável por realizar negociação de paz com o governo israelense, promessa também reafirmada por Abbas. Ele espera que, em breve, surjam novas oportunidades para o avanço do objetivo de criação de dois Estados, um palestino e outro judaico, contido no processo de paz.

Apoio Total

O secretário-geral declarou que as Nações Unidas estão prontas para dar apoio total aos esforços do novo governo para unir Cisjordânia e Faixa de Gaza sob uma única e legítima Autoridade Palestina.

O grupo terá poder para lidar com os sérios desafios políticos, de segurança, humanitários e econômicos em Gaza, assim como realizar eleições gerais.

O coordenador especial para a região, Robert Serry, discutiu essa nova situação, nesta terça-feira, com o premiê Hamdallah.

Ban Ki-moon conta com uma participação construtiva dos parceiros na região e espera que a comunidade internacional continue apoiando o desenvolvimento da economia palestina e o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031