ONU pede progresso urgente do processo político no Mali

Ouvir /

Organização confirma controlo militar da cidade de Kidal por grupos armados; morte de quatro soldados de paz no norte considerado exemplo de fragilidade no país da África Ocidental.

Hervé Ladsous Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O subsecretário-geral para as Operações de Paz das Nações Unidas disse, esta quarta-feira, que o sucesso do processo político é a pedra angular da estabilidade no Mali.

Num discurso no Conselho de Segurança, Hervé Ladsous, pediu que o diálogo entre o governo e os grupos armados do norte esteja enquadrado nos acordos de Ouagadougou, assinados há um ano na capital de Burquina Faso.

Soldados de Paz

Mas Ladsous considerou a recente onda de violência mais uma prova da "precariedade" da situação. Na semana passada, quatro soldados de paz do contingente chadiano morreram no norte do país.

O representante disse que todos os aspetos da estabilização do Mali, incluindo a restauração da autoridade, da segurança e da proteção de civis continuam a depender das negociações de paz. Como frisou, o estado atual das coisas não pode continuar, tendo considerado urgente o progresso no processo político.

Estabilização

Ladsous disse que muito mais precisa ser feito para o alcance de uma paz duradoura no país, ao ressaltar que a estabilização depende da conclusão bem-sucedida das negociações entre as partes.

Como exemplo, citou a cidade de Kidal militarmente controlada por grupos armados que assumiram parcialmente a autoridade administrativa do centro urbano e de outras áreas.

A sessão do Conselho discutiu a Missão da ONU no Mali, Minusma, criada em abril do ano passado. A operação de paz visa ajudar o país a recuperar da crise política provocada pelo golpe de Estado ocorrido no início de 2012.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031