ONU alerta para o aumento de maus-tratos e sofrimento da pessoa idosa

Ouvir /

Secretário-geral pede adoção de medidas para lidar com temas de saúde pública, social e direitos humanos em mensagem sobre o Dia Mundial da Consciencialização do Abuso contra a Pessoa Idosa.

Falta de reconhecimento em relação aos abusos.Foto: ONU/Tim McKulka

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

No Dia Mundial da Consciencialização do Abuso contra a Pessoa Idosa, o secretário-geral da ONU advertiu que estes podem ser vulneráveis ao abuso físico, psicológico e financeiro em todas as sociedades.

Em mensagem para este 15 de junho, Ban Ki-moon, apelou à comunidade internacional que adote medidas para lidar com todos os aspetos do grupo, que de forma rotineira não têm reconhecimento merecido. Entre elas estão questões de saúde pública, social e de direitos humanos.

Violência e Abuso

Ban Ki-moon sublinhou também que todos os seres humanos nascem com o direito envelhecer com dignidade e sem ser vítimas de qualquer tipo de violência  nem abuso.

De acordo com a ONU, a data pretende destacar as questões sociais globais que afetam a pessoa idosa e chamar a atenção internacional sobre a salvaguarda do grupo dos maus-tratos e do sofrimento.

Na mensagem, o chefe da ONU destacou particularmente a alta vulnerabilidade das mulheres idosas de atitudes e práticas discriminatórias generalizadas.

Consequências

Ao mencionar que o abuso contra o grupo tende a aumentar destacou a possibilidade de resultarem em lesões físicas e em consequências psicológicas a longo prazo.

Quanto aos maus-tratos revelou que podem ocorrer com pouco reconhecimento e que, muitas vezes, são identificados como assuntos privados por várias sociedades.

Estima-se que entre 4% e 6% das pessoas idosas sofram de abuso de algum tipo.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, aponta que geralmente há uma falta de reconhecimento em relação aos abusos e à violência sofrida diariamente pela pessoa idosa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031