No Afeganistão, ONU elogia votação da segunda volta das presidenciais

Ouvir /

Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas foram às urnas; agências apontam para pelo menos 46 mortos devido a ataques dos talebãs em todo o país.

Eleições no Afeganistão. Foto: Unama

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O chefe da Missão da ONU no Afeganistão, Unama, considerou a votação da segunda volta das presidenciais, neste sábado uma "grande conquista na histórica transição democrática do país."

Em comunicado, Jan Kubis, que também é o representante do secretário-geral no Afeganistão, congratulou aos eleitores e a "competência e dedicação" das forças de segurança nacionais.

7 Milhões

Agências de notícias citam estimativas das autoridades eleitorais apontando para mais de 7 milhões de pessoas que saíram para escolher entre o antigo ministro das Relações Exteriores, Abdullah Abdullah, e o ex-economista do Banco Mundial, Ashraf Ghani.

Ambos não alcançaram 50% mais um dos votos da primeira volta do pleito para eleger o sucessor de hamid Karzai, realizada a 5 de Abril.

De acordo com os relatos das agências pelo menos 46 pessoas foram mortas em todo o país devido a "ataques de baixo nível" atribuídos às milícias talibã, que teriam ameaçado interromper a votação.

Destino

Kubis disse que o processo decorreu com a mesma determinação, resistência e coragem da primeira volta. Para ele, o povo do Afeganistão "uma vez mais decidiu tomar o seu destino nas próprias mãos e demonstrar o desejo de um país pacífico, próspero e unido."

Transferência do Poder

Decorre a contagem dos votos do escrutínio que marca a primeira transferência do poder de um líder eleito para o outro na história afegã.

O responsável exortou os candidatos a assumir como principais prioridades a unidade e a inclusão nacional com vista a servir aos interesses do povo do Afeganistão.

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031