Missão da ONU-Opaq retira todas as armas químicas da Síria

Ouvir /

Diretor-geral da organização disse que último carregamento do arsenal químico sírio foi embarcado num navio dinarmaquês no porto de Latakia; Ahmet Üzümcü afirmou que a retirada dos armamentos foi a condição fundamental para eliminar o programa de armas químicas da Síria.

Coordenadora especial Sigrid Kaag na Síria. Foto: ONU-Opaq

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Missão conjunta da ONU-Opaq anunciou esta segunda-feira que todas as armas químicas foram retiradas da Síria.

O diretor-geral da Organização para Proibição de Armas Químicas, Ahmed Üzümcü, afirmou que o último carregamento do arsenal químico sírio foi embarcado no navio dinarmaquês Ark Futura, no porto de Latakia.

Prazo Curto

Segundo ele, "nunca antes um arsenal de armas de destruição em massa foi retirado de um país em meio a um conflito armado". Üzümcü disse que isso foi feito num prazo muito exigente e curto.

O material será transferido agora para ser destruído no navio americano Cape Ray e também em instalações na Finlândia, Alemanha, Reino Unido e nos Estados Unidos.

Em comunicado, a missão da ONU-Opaq disse que além da operação de retirada, a Síria destruiu os equipamentos utilizados para a produção, mistura e fabricação do material e os prédios associados ao programa de armas químicas do país.

O grupo citou que com a exceção de 12 instalações de produção, que aguardam decisão do conselho executivo da Opaq, tudo o que foi declarado parte do programa de armas químicas da Síria foi eliminado num prazo sem precedentes e em difíceis condições.

Üzümcü agradeceu o trabalho realizado pela coordenadora especial Sigrid Kaag e dos especialistas que participaram do processo.

A Missão da ONU-Opaq mencionou a cooperação construtiva do governo sírio nessa operação e também do apoio da China, Dinamarca, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Chipre e Líbano em todo o processo.

O diretor-geral disse ainda que o trabalho da Opaq na Síria vai continuar com a clarificação de certos aspectos específicos e para garantir que o país cumpra com as obrigações determinadas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031