Ministro de Uganda eleito novo presidente da Assembleia Geral

Ouvir /

Sam Kutesa irá presidir a 69ª sessão do órgão a partir de setembro; ao aceitar a nomeação, o diplomata anuncia que irá promover a agenda global para o desenvolvimento sustentável.

Sam Kutesa. Foto: Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O ministro das Relações Exteriores de Uganda foi eleito esta quarta-feira como novo presidente da Assembleia Geral. Sam Kutesa irá coordenar os trabalhos da 69ª sessão do órgão, que começa em setembro.

Ao aceitar a nomeação, o diplomata afirmou estar honrado e grato pela confiança depositada nele. Os 193 países-membros da ONU participaram da votação.

Agenda de Trabalho

Sam Kutesa definiu a implementação da agenda pós-2015 como tema da próxima sessão da Assembleia Geral, voltada para o desenvolvimento sustentável.

Entre as prioridades dele como presidente do órgão, estarão debates sobre mudança climática, reforma da ONU, cooperação entre as Nações Unidas e organizações regionais, consolidação da paz e igualdade de gênero.

Homossexuais

Após a eleição, Kutesa concedeu uma entrevista a jornalistas na sede da ONU, em Nova York e foi questionado sobre a posição dele em relação à igualdade para homossexuais.

O ministro ugandês afirmou que não tem nenhum problema, desde que a privacidade seja respeitada. Kutesa falou ainda que existiu uma "conspiração de grupos da oposição" contra ele e destacou nunca ter sido "acusado de corrupção", nem de ser homofóbico.

O governo de Uganda promulgou este ano uma lei que considera o homossexualismo crime e prevê cadeia para gays, lésbicas e transgêneros.

O novo presidente da Assembleia Geral disse ainda estar motivado para liderar a próxima sessão do órgão e trabalhar no desenvolvimento da nova agenda de erradicação da pobreza e do crescimento inclusivo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031