Jovens com deficiência são foco de reunião sobre desenvolvimento inclusivo

Ouvir /

Centenas de ativistas e representantes de governos reunidos na sede da ONU para identificar maneiras de garantir os direitos humanos das pessoas com deficiência; acesso à saúde, educação e emprego na agenda de debates.

Foto: Banco Mundial/Masaru Goto

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A sede da ONU está recebendo a sétima sessão da Conferência dos Estados-parte da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento segue até quinta-feira com a participação de centenas de ativistas e de representantes de governos.

A meta é identificar maneiras práticas de respeitar os direitos, necessidades e preocupações de todas as pessoas com algum tipo de deficiência, em especial os jovens.

Envolvimento

Para o secretário-geral da ONU, é importante garantir que a nova agenda global de desenvolvimento não deixe para trás "um bilhão de pessoas com deficiência". A agenda pós-2015 está sendo definida, com foco no desenvolvimento sustentável.

Ban Ki-moon destacou a necessidade de envolver essas pessoas diretamente na implementação das metas para o desenvolvimento sustentável, já que elas sofrem com barreiras físicas, sociais e econômicas que impedem sua participação efetiva na sociedade.

Recursos

Além disso, Ban lembrou que falta acesso igualitário a recursos básicos, como educação, saúde e emprego, o que prejudica muitos jovens com deficiência de atingir todo o seu potencial.

São 147 países que fazem parte da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. No último ano, o secretário-geral escolheu o ex-vice-presidente do Equador, Lenín Voltaire Moreno, para ser o enviado especial para Deficiência e Acessibilidade.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031