Em Moçambique, palestra sobre meio ambiente envolve 700 alunos

Ouvir /

Escolas primárias foram escolhidas pela ONG Centro Terra Viva;  debate será em torno de questões relacionadas com o aumento do nível das águas do mar e suas consequências.

Aumento das temperaturas sobre as águas. Foto: OMT

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Cerca de 700 alunos em Moçambique participam, esta quinta-feira, numa palestra sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente  a ser realizada sob lema "Criando Um Ambiente Verde, Protegemos as Nossas Ilhas do Efeito do Aumento do Nível do Mar."

A data, assinalada neste 5 de junho, foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas há 42 anos. O grupo provém de escolas primárias do 2.º grau dos bairros do Triunfo e do Costa do Sol, em Maputo, e do Língamo da cidade da Matola.

Reflexão

A Rádio ONU na capital moçambicana conversou com o coordenador do Programa de Educação e Informação Ambiental na ONG Centro Terra Viva, que organiza a iniciativa. Lino Manuel  disse que o lema de 2014 remete a uma reflexão.

"Sobre uma reflexão sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Sabido que a biodiversidade protege o ambiente no seu todo das adversidades das mudanças climática. Sabemos que o fenómeno da subida das águas de mar é uma das consequências das alterações climáticas que é causada pelo aumento das temperaturas sobre as águas, esta temperatura que é o incrementou o efeito de estufa."

Desafios

O entrevistado apontou a série de desafios na área ambiental com reflexo no país.

"O primeiro desafio é a consciencialização, isto é, conseguir colocar no cidadão que os problemas que afeto o meio ambiente, são problemas devem ser atendidos porque no fim do dia esses problemas vão se refletir sobre a vida do próprio cidadão. Mas existe outro desafio que é o desafio económico, fazer com que as leis sejam implementadas e repor a ordem naquilo que for necessário."

Lixo

Em Maputo, a Rádio ONU também ouviu alguns citadinos para saber qual a melhor forma de preservar localmente o meio ambiente. Os interlocutores defenderam a remoção do lixo, o plantio de árvores e que sejam evitadas as queimadas descontroladas.

Para a ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente deve catalisar a atenção e a ação política dos povos e países para aumentar a consciencialização e a preservação ambiental.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031