ECA reage à posição africana sobre agenda de desenvolvimento pós-2015

Ouvir /

Comissão Económica da ONU para o continente promete apoiar nas negociações e pede atenção para o papel das organizações multilaterais; plano prioriza combate à pobreza e desenvolvimento humano.

Carlos Lopes. Foto: ECA

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Comissão da União Africana apresentou esta terça-feira a Posição Comum dos países do continente para a agenda global pós-2015. As prioridades são erradicar a pobreza e garantir o desenvolvimento humano.

Ao reagir ao documento, o secretário executivo da Comissão Económica da ONU para África, ECA, destacou o papel das organizações multilaterais e de outras partes interessadas na sua implementação.

Perspetiva Africana

Carlos Lopes considerou a decisão "um passo concreto para integrar todas as questões-chave a nível global, mas também para abordar todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com perspetiva africana".

Para o responsável, é importante que os objetivos de desenvolvimento do continente sejam adaptados para medir o progresso das suas prioridades.

Temas Centrais

O Plano Comum prevê seis temas centrais, nomeadamente a transformação económica estrutural, o crescimento inclusivo e Ciência, Tecnologia e Inovação.

O tratado frisa ainda o desenvolvimento centrado nas pessoas, a sustentabilidade ambiental, a gestão dos recursos naturais e de desastres, e a paz, segurança e parcerias financeiras.

Voz do Continente

Na apresentação do documento, em Adis Abeba, o comissário Africano para os Assuntos Económicos convidou as partes envolvidas a defender e a apoiar as áreas prioritárias.

Para Anthony Maruping, a Posição Comum deve merecer a defesa e ser alvo de ação para garantir que a voz do continente seja ouvida.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031