Decisão de Putin de cancelar tropas para a Ucrânia pode "reduzir tensões"

Ouvir /

Declaração foi feita ao Conselho de Segurança pelo secretário-geral assistente para Assuntos Políticos; Tayé-Brook Zerihoun diz que medida do presidente russo aumenta chances de se chegar a uma negociação.

Tayé-Brook Zerihoun Foto: ONU/Ryan Brown

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança da ONU reuniu-se na manhã desta terça-feira para debater a situação na Ucrânia. Segundo agências de notícias, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria pedido ao parlamento para cancelar o envio de tropas à Ucrânia. A medida deve ser votada pelo parlamento nesta quarta-feira.

Em Nova York, o secretário-geral assistente da ONU para Assuntos Políticos, declarou que a decisão do presidente russo pode ajudar a "reduzir tensões".

Passo

Tayé-Brook Zerihoun acredita ainda que a ação pode melhorar as chances de negociação e ressaltou que o governo da Ucrânia definiu a medida de Putin "como o primeiro passo prático" para o fim da crise.

No Conselho de Segurança, o representante afirmou que o secretário-geral Ban Ki-moon continua "muito preocupado" com graves retaliações no terreno, em especial com a violência no leste da Ucrânia.

Rebeldes

Zerihoun citou o aumento dos grupos de rebeldes, que segundo relatos, estariam lutando sem causa específica. A presença de armas e de combatentes além da fronteira com a Ucrânia torna a "situação mais complexa e violenta", segundo ele.

O representante de Ban também nota negociações de paz iniciadas com representantes de grupos armados no leste, lideradas pelo ex-presidente ucraniano, Leonid Kuchma.

Por sua vez, o secretário-geral assistente para Direitos Humanos declarou que o número de deslocados internos dobrou na Ucrânia. São mais de 46 mil pessoas desalojadas, a maioria no leste, e 11,5 mil na Crimeia.

Ivan Simonovic citou relatos de hospitais fechados, preços de alimentos que subiram até cinco vezes, como o dos vegetais, e falta de acesso à água e à energia em algumas cidades.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031