Cerca de 10 mil pessoas de comunidades cristãs desalojadas no Iraque

Ouvir /

No norte do país, moradores de Qaraqosh deixaram suas casas após conflitos; de ônibus, carro ou táxi, civis seguiram para a região autônoma do Curdistão e estão abrigados com familiares ou em escolas.

Entrega de colchões aos iraquianos. Foto: ONU/E.Colt

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Comunidades cristãs no norte do Iraque estão fugindo da violência em Qaraqosh, uma cidade histórica perto de Mossul. Desde quarta-feira, 10 mil pessoas deixaram suas casas e seguiram para a região autônoma do Curdistão.

Civis relataram à agência da ONU para Refugiados, Acnur, que o êxodo começou após morteiros terem sido lançados em Qaraqosh. A localidade abriga cerca de 50 mil pessoas e fica a 30 km de Mossul, que foi tomada por grupos de rebeldes armados há duas semanas.

Entrega de Ajuda

Segundo líderes comunitários, as pessoas, incluindo crianças e mulheres, fugiram de ônibus, de carro ou de táxi na noite de quarta-feira. Os deslocados estão abrigados com familiares, em escolas ou centros comunitários. A maioria está na cidade de Erbil.

Com a pressa, eles não tiveram tempo de levar muitos pertences. O Acnur e voluntários locais distribuíram cobertores, colchões e kits de higiene. No total, já são 300 mil iraquianos de Mossul que fugiram para o Curdistão.

Calor

A agência da ONU fala em desafios para abrigar esses civis. Uma escola já recebeu 700 pessoas e outras devem chegar nos próximos dias. Eles não têm acesso a chuveiros e o local não tem ar condicionado. A temperatura nas salas de aula passa de 40 graus Celsius.

Somente neste ano, conflitos no Iraque levaram 1,2 milhão de iraquianos a deixar suas casas. O Acnur busca US$ 64,2 milhões para ajudar esses civis.

Já a Organização Internacional para Migrações está pedindo a abertura de corredores humanitários para poder prestar assistência a milhares de iraquianos.

A falta de segurança e estradas bloqueadas impedem o acesso aos civis. A OIM pede também para escolas, mesquitas e hospitais que declarem zonas neutras para a entrega de itens essenciais aos desalojados.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031