Casos de África ilustrados em obra sobre agricultores de pequena escala

Ouvir /

Livro de pesquisadores da Universidade de Oxford considera equivocada visão de que estes recebem tecnologias de forma passiva; cerca de dois terços de pessoas em pobreza extrema vivem em áreas rurais.

Foto: ONU/Eskinder Debebe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A editora da Universidade de Oxford lançou uma obra que examina pequenas comunidades agrícolas africanas.

A publicação intitulada "Novos Rumos para Agricultura de Pequena Escala" também menciona casos da Ásia e da América Latina pela sua semelhança em lidar com vários desafios do setor.

Apoio

Entre eles, estão riscos ambientais e as disputas de terra aliados às dificuldades de acesso ao crédito e aos mercados.

O livro, apresentado esta terça-feira em Roma, refere que os problemas são geridos pelas comunidades com novas formas de auto-organização entre os pequenos agricultores e com melhor apoio técnico e financeiro.

O presidente do Fundo para o Investimento na Agricultura, Fida, participou no lançamento. Na ocasião, Kanayo Nwanze disse que a obra ilustra como pequenas propriedades em áreas remotas podem tornar-se viáveis com um apoio adequado.

Pobreza

O representante disse ainda que pequenas empresas podem transformar-se nos principais contribuintes para a segurança alimentar dos países em desenvolvimento a longo prazo.

O Fida lembra que pequenos agricultores continuam em situação de pobreza extrema e fome crónica numa forma desproporcional.

Da agricultura de pequena escala dependem cerca de dois terços dos 1,2 mil milhão de pessoas das áreas rurais a sobreviver com menos de US$ 1,25 diário.

Visão

Sobre África, o livro considera equivocada a visão de que os pequenos agricultores são recetores passivos de tecnologias, ao invés de serem tidos como atores centrais e ativos para a transformação agrícola.

Ainda em relação ao continente, destaca a necessidade de uma mudança para sistemas de produção mais intensiva, para que os pequenos agricultores possam lucrar com a crescente procura de alimentos a nível global.

A obra sublinha estratégias para expandir abordagens para aumentar a produtividade dos pequenos agricultores e dos rendimentos para beneficiar milhões de pequenas propriedades rurais em todo o mundo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031