Ban preocupado com escalada da violência na Nigéria após ataque

Ouvir /

Explosão de bomba em shopping center matou 21 pessoas na quarta-feira, uma ação que "chocou" o secretário-geral da ONU; Ban Ki-moon participa da conferência da União Africana.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial e Ban Ki-moon. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O secretário-geral da ONU ficou chocado com o ataque a bomba perto de um shopping center em Abuja, capital da Nigéria, ocorrido na quarta-feira. Com a explosão, 21 pessoas morreram.

Ban Ki-moon reforçou sua condenação para ataques do tipo e afirmou estar muito preocupado com a escalada da violência no país. O chefe da ONU está na Guiné Equatorial, onde participa de uma conferência da União Africana.

Produção

No encontro com líderes de governo do continente, Ban afirmou que as Nações Unidas estão comprometidas em resolver e prevenir conflitos na África, em melhorar a produtividade agrícola e em promover a industrialização.

Ao discursar na cidade de Malabo, o chefe da ONU falou em trabalhar por uma África "integrada, próspera e pacífica" e na importância de promover os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável na região.

Ban Ki-moon citou como exemplos a colaboração entre a União Africana e as Nações Unidas na prevenção e resolução de conflitos, na promoção da transição democrática na Guiné-Bissau e na restauração da ordem em Madagáscar.

Aniversário

Sobre a República Democrática do Congo, o secretário-geral elogiou o compromisso de vários países para acabar com a ameaça imposta por grupos rebeldes.

Ban Ki-moon também notou que há exatos 69 anos, a Carta da ONU era assinada em São Francisco, documento que serviu de base para a criação da Organização das Nações Unidas.

A ONU comemora 70 anos em outubro de 2015 e Ban lembrou que no princípio, apenas quatro países africanos faziam parte da organização. Atualmente, 193 nações integram a ONU, incluindo o país mais novo do mundo, o Sudão do Sul.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031