Ban elogia colombianos pelas eleições presidenciais

Ouvir /

Secretário-geral espera continuar trabalhando com o governo de Juan Manuel Santos na promoção da paz e dos direitos humanos; Ban Ki-moon acredita que final de conflito armado está próxima.

Foto: ONU/Steve Tickner

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Em uma nota divulgada esta segunda-feira por seu porta-voz, o secretário-geral da ONU elogiou o povo da Colômbia pelas eleições presidenciais realizadas no domingo.

Ban Ki-moon afirma ter a expectativa de continuar trabalhando com o governo do presidente reeleito Juan Manuel Santos na promoção da paz, dos direitos humanos e do desenvolvimento para todos os colombianos.

Conflito Armado

Segundo Ban, "a Colômbia está mais perto do que nunca de encerrar o mais longo conflito armado do hemisfério, por meio de negociações". O chefe da ONU diz que esta é uma "oportunidade histórica que não pode ser perdida".

O secretário-geral incentiva os lados em conflito a levar as negociações de paz para uma conclusão de sucesso o quanto antes. Ele pede que seja ouvida a voz da sociedade civil, "cujo apoio é chave para a paz duradoura".

Compromisso

Ban afirma que as Nações Unidas continuam comprometidas em apoiar a conclusão das negociações de paz e a implementação dos acordos já alcançados.

Nos últimos meses, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc, chegaram a acordos sobre vários pontos de uma agenda final de negociações, com o objetivo de acabar com o conflito armado no país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031