Ban condena derrube de avião que provocou morte de 49 na Ucrânia

Ouvir /

Secretário-geral expressa preocupação porque esforços diplomáticos não deram resultados; agências de notícias informaram que aparelho teriam sido alvo de fogo antiaéreo de grupos separatistas em Lugansk.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas condenou nos termos mais fortes o derrube de um avião militar ucraniano que matou 49 pessoas, neste sábado, na cidade ucraniana de Lugansk.

Agências de notícias citam declarações do Ministério da Defesa do país dando conta de que pouco antes de aterrar, o aparelho teria sido alvo de fogo antiaéreo de grupos separatistas. De acordo com as informações, a aeronave transportava tropas e equipamento militar.

Perda de Vidas

Em comunicado, divulgado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon diz acreditar que a continuação da violência no leste da Ucrânia destaca a necessidade de uma cessação imediata das hostilidades e da resolução da crise através da negociação e do diálogo. A nota destaca a crescente perda de vidas e a deterioração da situação humanitária.

O chefe da ONU manifestou preocupação porque os esforços diplomáticos recentes não deram frutos.

Acordo

Ban apelou a todas as partes que implementem com urgência o acordo assinado a 17 de abril, em Genebra, como caminho para uma solução pacífica.

O documento que além da Rússia e da Ucrânia envolve os Estados Unidos e a União Europeia prevê o desarmamento de "todos os grupos ilegais." O acordo destaca ainda a devolução das dezenas de edifícios governamentais e administrativos controlados por separatistas pró-russos desde 6 de Abril.

Solidariedade

O Secretário-Geral reiterou o seu apoio e solidariedade ao recém-eleito presidente Petro Poroshenko e ao povo da Ucrânia.

Ban encerra o pronunciamento a reiterar que todos façam a sua parte para trazer a Ucrânia de volta da beira do abismo e garantir a sua unidade, soberania e integridade territorial.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031