Ban "chocado" com sequestro de diplomatas no Iraque

Ouvir /

Incidente envolvendo funcionários do governo da Turquia ocorreu em Mossul, cidade que está controlada por grupos da oposição; secretário-geral participou de debate na Assembleia Geral sobre terrorismo.

Ban Ki-moon em debate na Assembleia Geral da ONU sobre terrorismo. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou estar "chocado" com o sequestro, no Iraque, de diplomatas da Turquia. Segundo agências de notícias, o consulado turco na cidade de Mossul foi tomado por rebeldes jihadistas e pelo menos 50 funcionários estão sob o poder dos militantes.

Para Ban Ki-moon, o sequestro é "totalmente inaceitável" e "nenhum ato de terrorismo contra diplomatas e civis pode ser justificado sob qualquer circunstância".

Apelo

A violência na segunda maior cidade iraquiana já levou meio milhão de pessoas a deixar suas casas. O secretário-geral apela ao governo do país e à comunidade internacional que levem os responsáveis à justiça.

Ban fez a declaração durante um debate na Assembleia Geral da ONU sobre terrorismo. Segundo ele, qualquer estratégia de combate deve levar em consideração que as vítimas precisam de apoio.

Jovens

Para o secretário-geral, o desafio é garantir que terroristas não encontrem terreno fértil para promover o ódio e a intolerância. Ban Ki-moon sugeriu medidas, como reabilitação de ex-terroristas e desenvolvimento de habilidades para jovens.

O presidente da Assembleia Geral, John Ashe, lembrou que em várias partes do mundo, os terroristas aproveitam condições políticas e socioeconômicas fracas para ganhar a confiança dos jovens que estão insatisfeitos com o sistema.

Ashe citou ainda que o desemprego, conflitos prolongados e a falta de boa governança ajudam os terroristas a ganhar simpatizantes e arrecadar fundos para suas ações.

Leia mais: Violência em Mossul já deslocou 500 mil iraquianos

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031