Arranca nova ronda de vacinação contra a pólio na Síria

Ouvir /

OMS e Unicef apoiam iniciativa que começou esta semana para evitar a propagação do vírus da poliomielite no Médio Oriente; objetivo da campanha é alcançar 2,8 milhões de crianças pelos próximos cinco dias.

Foto: ONU

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Organização Mundial da Saúde, OMS, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, apoiam a nova ronda de vacinação contra a poliomielite na Síria.

O objetivo da nova campanha, a oitava em oito meses, é imunizar 2,8 milhões de crianças nos próximos cinco dias. As autoridades de saúde também querem alcançar menores em áreas de difícil acesso.

Esforços

O gestor de erradicação da pólio da OMS, Chris Maher, referiu que a agência intensifica os esforços para garantir que todos os menores de cinco anos recebam a dose múltipla da vacina oral.

No mês passado, a agência declarou que a pólio representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Segundo a OMS, "a doença pode ser facilmente evitada mas tem o potencial de se propagar como fogo quando as crianças perdem as imunizações de rotina".

Cuidados

Com a continuidade da guerra civil síria, da insegurança e da destruição de hospitais e centros de saúde, muitas famílias passam meses sem receber cuidados médicos.

O risco de propagação de doenças contagiosas aumenta com um grande número de pessoas a vivendo juntas e com acesso limitado à água e ao saneamento básico.

Vírus Selvagem

Desde outubro do ano passado, quando o tipo do vírus selvagem da pólio foi detetado na Síria, foram realizadas campanhas de vacinação em vários outros países como Iraque, Egito, Jordânia, Líbano, Turquia e na Palestina.

A OMS afirma que desde janeiro nenhum caso da doença foi registado na Síria no que reflete o resultado das imunizações.

Até agora, 25 milhões de crianças por toda a região receberam mais de 100 milhões de doses da vacina oral contra a pólio.

*Apresentação: Eleutério Guevane

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031