Unodc adota Programa Global de Combate ao Crime Florestal

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que medida é resposta ao aumento do tráfico de fauna e flora em todo o mundo; plano abrange também proteção de animais selvagens.

Combate aos Crimes Florestais e Vida Selvagem. Imagem: Unodc

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, adotou o Programa Global de Combate aos Crimes Florestais e Vida Selvagem.

A medida é uma resposta aos altos índices de tráfico de produtos da fauna e da flora. O objetivo é implementar o plano pelos próximos quatro anos.

Prevenção e Combate

O Unodc vai ajudar os governos na prevenção e no combate a esses tipos de crime em níveis regionais e nacionais. O plano é um reconhecimento de que responder a essas ameaças deixou de ser apenas uma questão simplesmente de conservação.

A agência da ONU alerta que a quantidade de tigres no mundo, por exemplo, caiu de aproximadamente 100 mil há um século, para 3 mil atualmente. E esse número continua diminuindo porque 110 felinos, em média, são mortos todos os anos.

A população de rinocerontes também está ameaçada já que três das cinco espécies do animal estão na lista de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza, Iucn, pela sigla em inglês.

Na África do Sul, que abriga 90% da população de rinocerontes, mais de mil animais foram mortos no ano passado. O Unodc calcula que em todo o continente africano mais de 20 mil elefantes são mortos todos os anos para a retirada de marfim.

Fraude e Corrupção

A agência da ONU cita ainda outras formas de crime na região, como fraude, lavagem de dinheiro e corrupção.

Segundo as autoridades, somente no leste da Ásia, área de grande tráfico de madeira, as organizações criminosas arrecadam US$ 23 bilhões por ano, mais de R$ 50 bilhões, com crimes florestais e contra a vida selvagem.

Isso corresponde a 25% de todo o dinheiro faturado pelos criminosos anualmente em todo o continente.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031