Pnud e estudantes unidos para reciclar garrafas plásticas em Timor-Leste

Ouvir /

Agência da ONU ressalta que problema de lixo no país é grande, com garrafas de todos os tamanhos a poluir o meio ambiente; iniciativa em Dili já recolheu 3 milhões de garrafas em três meses.

Garrafas de plástico em Dili, capital do Timor-Leste. Foto: ONU/Martine Perret

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, com a ONG Hopeseller Leadership Center, está a ajudar a limpar as ruas de Timor-Leste.

A ONG é liderada por jovens e o projeto "Tornar Timor-Leste Belo" tem como foco retirar milhares de garrafas de plástico que criam problemas ambientais nas ruas da capital, Dili.

Oportunidades

O Pnud lembra que a água não é potável em Timor e por isso, garrafas de todos os tipos podem ser encontradas por todo o lado. A parceria também fornece oportunidades de trabalho, em um país onde 60% dos jovens estão desempregados.

Em três meses, foram recolhidas 3 milhões de garrafas de plástico para a reciclagem, no projeto com o apoio do Pnud e financiamento do governo da Coreia do Sul.

Os jovens desenvolveram um projeto de reciclagem, com a recolha e limpeza das garrafas, corte em pequenas partes e venda a entidades de reciclagem.

Sucesso

O gestor da iniciativa, Pedro Ferreira, disse ao Pnud que o grupo tem duas metas: limpar o meio ambiente e promover o crescimento inclusivo ao criar um negócio rentável com a participação de jovens.

O projeto tem dois indicadores de sucesso. O primeiro é atingir 80% de consciencialização sobre a importância do ambiente limpo. O segundo era juntar 100 mil garrafas até o mês de junho, meta que já alcançada com 3 milhões de garrafas.

Cada participante da recolha recebe US$ 1 por cada 100 garrafas pequenas ou a cada 70 garrafas grandes retiradas das ruas. Cerca de 20 jovens estão empregados e lidam com a limpeza e o corte das garrafas recolhidas.

O representante do Pnud no Timor-Leste, Knut Ostby, destaca que as empresas estão interessadas em comprar garrafas para fins de reciclagem, daí o potencial para tornar o projeto num empreendimento comercial.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031