Pillay pede solução pacífica antes de eleições na Ucrânia

Ouvir /

Alta comissária para os Direitos Humanos apela ao "fim de todas as ações ilegais", incluindo detenções e invasão de prédios públicos; país prepara eleições presidenciais para o dia 25.

Navi Pillay. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos lamentou que o aumento da violência no leste e no sul da Ucrânia esteja causando mais mortes e destruição.

Navi Pillay pede a todos os envolvidos no conflito que se esforcem mais para encontrar uma solução pacífica, lembrando que o país tem eleições presidenciais marcadas para o dia 25 de maio.

Violação

Para a alta comissária, as eleições representam "a melhor oportunidade para a reconciliação e a estabilização da Ucrânia".

Aos grupos armados da oposição, a alta comissária apela ao fim "de todas as ações ilegais, incluindo pessoas detidas e invasões a prédios públicos", que segundo ela, violam as leis e a Constituição ucraniana.

Pillay disse que esses grupos armados e organizados deveriam baixar as armas, libertar pessoas detidas de forma arbitrária e desocupar edifícios públicos.

Liberdade de Expressão

A alta comissária também pede ao governo da Ucrânia a garantia de que operações militares e policiais estejam em linha com os padrões internacionais e que protejam os direitos humanos de todos, incluindo da população que fala russo.

Navi Pillay quer que as autoridades realizem investigações transparentes sobre os incidentes em Odessa e Donetsk, no leste, que causaram a morte de dezenas de pessoas.

Ela também destacou a necessidade de um ambiente de total respeito à liberdade de expressão e de opinião, permitindo que os jornalistas realizem seu trabalho.

Equipes de direitos humanos da ONU estão monitorando a situação na Ucrânia e vão publicar um relatório no dia 15 de maio.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930