ONU Mulheres lança campanha no Twitter para marcar Pequim + 20

Ouvir /

Durante um ano, mulheres de todo o mundo debaterão os temas que querem ver tratados na reunião que comemorará os 20 anos da histórica conferência sobre os direitos femininos, realizada em 1995 na China.

“Empoderar as Mulheres, Empoderar a Humanidade, Imagine” Imagem: ONU Mulheres

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Mulheres de todo o mundo estão reunidas no Twitter para dar início a uma campanha sobre a Conferência Pequim + 20.

O debate no microbloque de mídia social reúne os temas que devem ser destaques no encontro, marcado para o próximo ano.

Igualdade

A Pequim + 20 irá comemorar o vigésimo ano da histórica Quarta Conferência sobre Mulheres. Com a campanha que deverá durar um ano, a entidade ONU Mulheres pretende mobilizar governos e cidadãos para o tema da igualdade de gênero.

O especialista da ONU Mulheres, Julien Pellaux, falou à Rádio ONU sobre a iniciativa.

"Esta campanha que se chama "Empoderar as Mulheres, Empoderar a Humanidade, Imagine" quer realmente mobilizar a sociedade e fazer uma grande discussão no Twitter. Realmente, muita coisa aconteceu, mas a gente ainda tem grandes desafios."

Trabalho

Pellaux falou sobre o avanço das mulheres na política e citou o caso do Brasil que elegeu a primeira mulher para a Presidência em 2010. Mas segundo Pellaux, apenas 20% dos assentos em Parlamentos de todo o mundo são ocupados pelo sexo feminino, o que indica que ainda há muito trabalho a ser feito na igualdade de gênero no setor.

A Conferência de Pequim em 1995 abriu o caminho para que as mulheres tivessem participação plena e igual em todas as esferas da vida e dos processos de decisão. Mas de acordo com a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, a plataforma para ação da conferência, realizada quase 20 anos atrás, representa uma promessa que ainda tem que ser cumprida para mulheres e meninas.

Mais de 17 mil pessoas participaram da reunião em Pequim e outras 30 mil integraram um fórum de ONGS. No próximo ano, a ONU está planejando um encontro para analisar o progresso sobre implementação.

A campanha da ONU Mulheres, lançada nesta quinta-feira no Twitter, promoverá uma série de eventos incluindo uma reunião em junho na Suécia para dezenas de milhares de pessoas sobre a proteção dos direitos de meninas e mulheres.

Em novembro, será a vez da Índia realizar uma demonstração de força e igualdade de gênero numa iniciativa coordenada por meninos e homens.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031